GILMELÂNDIA

COLABORADORES
Capa Gilmelândia
Foto Ita Mazzutti
Look Arnaldo Ventura
Beleza
Elliseu Almeida
Produção
House Mazzutti
Film Lucas Brando

 

Comemora 25 anos de carreira

 

Gilmelândia está comemorando 25 anos de carreira. A cantora, ex-vocalista da Banda Beijo, comandou a festa Gambiarra, na Audio, Zona Oeste da capital paulista, onde ocorre a gravação audiovisual da apresentação.

No repertório repleto de sucessos que marcaram muitos Carnavais e a carreira de Gilmelândia estarão os hits Peraê, Bate Lata e Maionese.

Em 1990, aos 15 anos, uma vizinha lhe apresentou o músico Tom Caldas, após ouvir Gil cantar diversas vezes, sendo que o cantor se tornou seu parceiro musical e futuramente namorado. Ainda com o impedimento da família, que temia o envolvimento da cantora com bebidas e drogas, Gil passou a cantar escondida em bares e festivais junto com Tom, fugindo de casa para se apresentar. A dupla tinha apenas um equipamento de som que carregavam e instalavam. Conciliando com a dupla, Gil integrou outras bandas como Pinote, Jóia e Laranja Mecânica. Em 1997, se separou da dupla com Tom Caldas, encerrando sua carreira independente em um último show Lagoa do Abaeté, após assinar com a Universal Music para ser a nova vocalista da Banda Beijo.

Em 1998, Marquinhos Carvalho, backing vocal do cantor Netinho ouviu uma fita K-7 de Gilmelândia gravada independente e levou para o cantor, que procurava um novo vocal para a Banda Beijo, grupo que tinha saído em 1992 para seguir carreira solo e estava parado desde então sem um vocalista ou gravação de álbuns. Após contatar Gilmelândia e assinarem com a Universal Music para lançá-la como a nova cantora da Banda Beijo, a gravadora lhe sugeriu que usasse como nome artístico apenas Gilmelândia, para melhor compreensão do público. A cantora passou por nove meses de preparação de canto e dança, além de emagrecer dez quilos e cortar os cabelos longos em forma de cocós (birotes amarrados com fios de arame). O guarda-roupas passou também por uma transformação, trocando os vestidos colados por calças folgadas, aderindo ainda tatuagens de hena e piercings, compondo um visual andrógino, inspirado na juventude londrina, tendo o novo visual assinado pelo estilista gaúcho Miguel Carvalho.
Ainda em 1998 a Banda Beijo lançou seu primeiro álbum com Gilmelândia nos vocais, o Banda Beijo Ao Vivo embalado pela canção “Peraê”, que rapidamente alcançou o primeiro lugar no Hot 100 Brasil, sendo que em outubro a banda estreia sua primeira turnê com a nova formação no Rio de Janeiro. Nessa época Gilmelândia ficou marcada pela frase “Não é Banda Beijo? Então tem que ter beijo”, incentivando as pessoas a se beijarem nos shows enquanto cantava o sucesso “Beijo Na Boca”, canção dos tempos de Netinho como vocalista. Em 1999, a banda lançou seu segundo álbum com a cantora, intitulado Meu Nome é Gil com o sucesso “Venha”, em 2000 foi lançado Apaixonada, o terceiro e último álbum com Gilmelândia como vocalista, embalado pelo sucesso “Bate Lata”, antes da cantora deixar a banda para seguir carreira solo, aconselhada por seu empresário e pelo cantor Netinho.

Em dezembro de 2001, Gilmelândia lança seu primeiro single, “Maionese”, carro-chefe de seu primeiro álbum solo, Me Beija. Em 2002, menos de um ano depois de lançar Me Beija, lança o segundo álbum, Movimento, tendo como maior sucesso do álbum a canção “Miau”, sendo que as vendas do álbum foram muito abaixo do primeiro e, em 2003 a cantora lança seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Gilmelândia ao Vivo, trazendo uma releitura da canção “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer”. Em 2005, voltou ao cenário musical embalada pela canção “Chegou o Verão”, presente no álbum O Canto da Sereia. Na televisão, esteve à frente do programa Viva a Noite, no SBT, como apresentadora no ano de 2007, além fazer pequenas aparições em programas e séries como atriz. Em 2008, lançou o single “Dominado” e, logo após, dedica-se a um álbum em parceria com o Vixe Mainha. Em 2010, Gilmelândia foi escolhida para ser a madrinha do Barradão em Chamas, festa organizada pela torcida do Esporte Clube Vitória para a final da Copa do Brasil, time de coração da cantora. Em 2011, Gilmelândia foi contratada pela RedeTV! para apresentar o programa Superpop enquanto Luciana Gimenez entrava em licença-maternidade.

ANDYN RAMOS

PUBLISHER

No Comments Yet

Leave a Reply