THIAGO MOLINA

PROJETO @projetoandrogenia

MODELO @thiagoMolina

PRODUÇÃO @mkgcelo

DIREÇÃO @fabiovedoveto

FOTÓGRAFO @yorickjunior

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO @robertojrmake

ASSISTENTE DE DIREÇÃO @lucasreverteoficial

MAQUIAGEM @mkgcelo e @iaragarroyo

STYLIST @mihfreire

PARCEIROS @colormakeoficial @arrasadora.com.br @sejaicona @jacobscomunicacao

 

PROJETO ANDROGENIA
A DESCONSTRUCÃO DOS GÊNEROS

 

A ideia surgiu entre conversas dos membros da nossa equipe com a vontade de fazer algo grandioso para iniciar 2022 e se extender para o ano todo, utilizando da expertise, bagagem profisional e repertorio de todos, para criar um projeto que seja uma co-criação de todos os envolvidos.
Tem o objetivo de impactar pessoas, discutir temas que ainda são tabus em nossa sociedade e desconstruir pensamentos de pessoas que não estão inseridas em nossa bolha, ou mesmo aqueles que estão na bolha, mas ainda vivem no preconceito do diferente de si mesmo.

IMPACTO VISUAL
O principal pilar do projeto, apelando para os signos e símbolos pensados e aplicados no ensaio. Gerando curiosidade, estranhesa e reflexões sobre o tema.

DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO
Gêneros e sexualidade são estereotipados e julgados o tempo todo pela sociedade. Nosso objetivo é desconstruir esses pensamentos visualmente, quebrando esses preconceitos e rompendo os paradigmas.

MODA
A moda clássica e comercial será um conceito bastante desenvolvido para entrar como contraponto aos temas mais sociais e visuais implantados no projeto.

ARTE
A arte proporciona reflexões, provoca polêmicas, rompe barreiras, critica comportamentos, questiona valores, espelha conflitos íntimos e universais, proporciona prazer estético ou rompe com ele, retrata a fragilidade humana, proporciona incursões pelos malefícios da sociedade  contemporânea, confronta os valores morais, inova, busca novas poéticas, é visionária por essência, abre perspectivas interpretativas, conecta as pessoas, é comunicação, é profundamente participativa e é pura emoção entre tantas facetas.

ANDROGENIA
Andrógino na arte se refere ao que apresenta simultaneamente características estéticas denominadas pela sociedade masculino e feminino gerando uma ambiguidade em relação à sua aparência, o que pode, ou não, se refletir em seu comportamento. A androgenia está ligada ao estilo ou expressão. Aspectos como a moda, a maquiagem e forma como uma pessoa se expressa.
Nas décadas de 1960 e 1970, um período marcado pela rebeldia, a contestação dos padrões tradicionais gerou uma grande profusão do estilo andrógino entre os músicos e também na moda. Bandas famosas como Led Zeppelin, The Doors, Kiss e no Brasil, Secos e Molhados, liderados por Ney Matogrosso, utilizavam do visual andrógino como crítica ao conservadorismo da sociedade.
A moda também utilizou-se da androgenia para mesclar elementos tradicionalmente masculinos e femininos em sua produção. A estilista Coco Chanel foi uma das precursoras desse movimento com a introdução de elementos masculinos, como os ternos e blazers no vestuário feminino.
Assim como a arte Drag, a androgenia não está ligado ao gênero e sim à uma estética e expressão artística, onde qualquer pessoa, seja cis homem e mulher, gays, trans e toda denominação de gênero pode se apropriar da androgenia para se comunicar ou impactar. Também não deve ser confundido com pessoas
não-binárias, que não se identificam com nenhum gênero específico.

O primeiro ato de nosso projeto tem como premissa quebrar o esteriótipo de um homem hétero, sis, como nosso modelo Thiago Molina é, utilizando de uma estética mais feminina nos acessórios, no look e na maquiagem, que entram em choque e conflitto visual com as tatuagens em
seu corpo que cobrem-o mais de 90%.
Nos apropriando dessas estéticas e criando um próprio conceito sobre o que é a androgenia, acreditamos que o impacto visual das fotos será muito grande e, como arte, fará as pessoas pensarem, darem outro sentido à moda, aos temas principais de nosso ensaio.
E como arte, tirarem suas próprias conclusões, já que o ensaio não foi criado apenas para ser belo, mesmo sendo muito ligado à ,moda.

 

ANDYN RAMOS

PUBLISHER

No Comments Yet

Leave a Reply